Carnes - DIGITAL DIET

O Digital Diet estĂĄ aqui para lhe ajudar a dar o seu primeiro passo rumo ao "SaudĂĄvel".

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Carnes


 Conjunto de tecidos de cor e consistĂȘncia que recobre o esqueleto de animais. O corte de carne apresenta tecido muscular, tecido conjuntivo, gorduras e Ă s vezes ossos. Os ĂłrgĂŁos internos sĂŁo chamados de miĂșdos, tambĂ©m podem ser classificados como carnes.
 As carnes sĂŁo fontes de proteĂ­nas de alta valor biolĂłgico, gorduras, vitaminas do complexo B, vitamina A e minerais como ferro, zinco, cĂĄlcio, fĂłsforo, magnĂ©sio, sĂłdio e potĂĄssio.
  As temperaturas de cocção adequada para as carnes sĂŁo:
Ao ponto: 60-70ÂșC
Bem passada: 70 – 80ÂșC
Muito bem passada: 80-90ÂșC
                             Classificação das carnes
 Ă‰ determinada conforme a localização na carcaça. O preço varia conforme o corte. O valor nutritivo dos cortes Ă© praticamente o mesmo. A classificação Ă© determinada pela maciez.
Categoria especial: contrafilé ou lombo, filé mignon;
1Âș categoria: coxĂŁo mole, coxĂŁo duro, patinho, lagarto, alcatra;
2Âș categoria: paleta, acĂ©m, capa de filĂ©, aba de filĂ©, fraldinha, peito;
3Âș categoria: pescoço, ponta de agulha;
Sem categoria: mĂșsculo dianteiro, mĂșsculo traseiro e cupim.
                                 Formas de preparo
Bifes:
 O fatiamento das peças de carne para a retirada de bifes deve ser feito no sentido transversal Ă  fibra seccionando-a, pois cortar a carne no sentido da fibra torna-a dura apĂłs a cocção. A gordura nĂŁo deve se totalmente removida, pois tem efeito amaciante e lhe confere sabor. Para que nĂŁo se tornem ressecados os bifes devem ter espessura de 1 a 1,5 cm.
 Um dos cortes de carne mais utilizados para o preparo de bifes Ă© o filĂ© mignon.De acordo com o tipo de corte, estes bifes recebem diversas denominaçÔes e possuem diversos tempos para a fritura.
MedalhĂŁo: 
 Com aproximadamente 150g, 3cm de altura, de formato arredondado ou oval.
Escalope:
 Pequena fatia de carne, com aproximadamente 60g, cortada no sentido transversal Ă  fibra, batida para diminuir a espessura e preparada como bife.
ÉmincĂ©:
 Cortado em tiras.
TornedĂŽ: 
 Com aproximadamente 180g, 4 a 5 cm de altura, formato arredondado contornado com uma fatia de bacon presa por um barbante.
ChĂąteaubriant
 Com aproximadamente 300 a 400g, 6 a 7cm de altura, formato arredondado.
Picados: 
 O corte de carne picada deve obedecer a um mesmo padrĂŁo de tamanho e formato, para uma boa apresentação e cocção uniforme.
Brochette ou espeto: 
 Cubos de aproximadamente 3 cm.
Goulash: 
 Cubos com aproximadamente 4cm.
Picadinho: 
 Cubos com aproximadamente 2 cm.
Iscas: 
 Tiras com aproximadamente 5cm de comprimento e 1 cm de largura.
MoĂ­da:
 A carne a ser utilizada moĂ­da deve se encontrar com adequadas condiçÔes de refrigeração e conservação, pois possui maior superfĂ­cie de exposição. Com isso o risco de contaminação microbiana ou deteriorização Ă© grande. Pode ser empregada em diversas preparaçÔes hambĂșrgueres, almĂŽndegas, bolinhos, recheio de massas, refogados com legumes.
Assados:
 Quando as peças de carnes se destinam a assados, devem ser mantidas as peles e as gorduras que as recobrem, pois estas impedem a perda de suco e melhoram o sabor. As carnes assadas podem ser simples, recheadas ou do tipo rosbife.



 










Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Postagem mais recente Postagem mais antiga PĂĄgina inicial