Para não exagerar no consumo de calorias nas festas de fim de ano e entrar em 2013 carregando uns quilinhos a mais (e a consciência pesada também), a nutricionista Ana Paula Gonçalves, do Grupo Fleury, deu dicas nesta quarta-feira (19) sobre como se ter uma alimentação mais saudável nas festas de fim de ano.
As principais dicas
1) Não se esqueça de fracionar as refeições nos dias de festa (ou seja, coma a cada 3 horas).
2) Não permaneça longos períodos em jejum esperando a ceia (ou seja, comer a cada 3 horas e não chegar à ceia esfomeado/a).
3) Escolha bem os alimentos que consumirá, dando preferência às aves, que têm menos calorias, como chester e peru.
4) Prefira consumir os alimentos que são típicos de Natal, deixando de comer aqueles que estão disponíveis o ano todo, mas preste atenção às quantidades.
5) Ao comer as aves, retire a pele, que é onde tem mais gordura.
6) Coma as oleaginosas, mas com moderação. Duas castanhas do Pará ou no máximo um punhado de outras frutas secas menores.
7) Incremente as saladas com uva passa, damasco ou frutas secas.
8) Nos risotos, acrescente cenoura ou abobrinha raladas, para torná-los mais saudáveis e nutritivos.
9) Para uma maionese mais leve, use iogurte desnatado em substituição à própria maionese e acrescente maçã e uva passa.
10) Não tente ficar em jejum no dia seguinte para compensar a comilança das festas Apenas coma com moderação no dia da festa e volte à rotina alimentar normal no dia seguinte.
11) Coma devagar (principalmente os alimentos de que você mais gosta).
12) Não acredite em dieta de desintoxicação: invista no consumo de frutas, verduras e legumes e beba bastante água e líquidos (também pode recorrer aos sucos de frutas naturais).
Nenhum comentário:
Postar um comentário